O SindiTelebrasil lançou nesta terça-feira, 26, a cartilha Fique Antenado!, com perguntas e respostas para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento das antenas de celular e internet. O objetivo é mostrar a importância das antenas para a ampliação da cobertura dos serviços e para o desenvolvimento das cidades. O lançamento ocorreu em evento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

O presidente-executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari, alertou para o fato de que a demanda crescente da população por novos serviços e as novas tecnologias, como o 5G, vão exigir um número ainda maior de antenas. Para isso, o licenciamento precisa acompanhar o mesmo ritmo acelerado de crescimento. Mas esse processo, em muitas cidades, tem sido lento em função de leis desatualizadas, muitas delas de uma época em que nem existia internet móvel no país.

Para o presidente da FNP, Jonas Donizette, a parceria com o SindiTelebrasil é muito importante pois representa um apoio técnico para o debate com os municípios sobre o tema. “Com o desenvolvimento e a inovação, hoje, as cidades têm necessidade de conectividade para a economia dos munícipios. “Sem internet, todos saem prejudicados”, afirmou o prefeito.

As leis desatualizadas e a burocracia prejudicam diretamente o desenvolvimento da infraestrutura e consequentemente das cidades. Levantamento do SindiTelebrasil mostra que existem no país mais de 4 mil pedidos de instalação de novas antenas aguardando licenciamento pelos municípios, o vai gerar investimento imediato de R$ 2 bilhões de reais nas cidades e 45 mil empregos. Mas tudo isso está parado pela burocracia.

Somente com leis modernas e processos ágeis será possível acompanhar a revolução tecnológica mundial, diz a entidade. Para saber quais são as cidades que já fizeram essa mudança e aquelas que ainda estão com leis defasadas, existe o Ranking das Cidades Amigas da Internet, elaborado pela consultoria Teleco, que mostra a colocação dos 100 maiores municípios brasileiros em relação à instalação de antenas.(Com assessoria de imprensa)