American Tower já conta com um milhão de conexões IoT em sua rede


portais anatel
São iniciativas da agência para promover a conectividade significativa. Crédito-Freepik

Iot e American Tower

A American Tower,  comemora o quinto aniversário de sua rede neutra IoT LoRaWAN no Brasil. Neste mês, a American Tower alcançou a marca de 1 milhão de dispositivos habilitados para a rede, com foco na entrega de valor agregado em soluções. Para a empresa, o futuro estará muito atrelado ao conceito de Internet de Valor, onde a conectividade é apenas uma parte das soluções ofertadas e precisa estar alinhada às necessidades do mercado.

PUBLICIDADE

Desde o lançamento da solução, mais de 12 bilhões de mensagens foram transmitidas por meio da infraestrutura compartilhada da American Tower, estendendo-se para cobrir 67% do PIB do País, com abrangência a todas as capitais e ao Distrito Federal.

O número de mensagens transmitidas cresceu 140% em relação ao ano passado, quando a companhia havia chegado a 5 bilhões de mensagens, reforçando o papel da American Tower como uma empresa que atua para oferecer soluções para um jogo coletivo com seus mais de 170 parceiros estratégicos, em um ecossistema robusto como habilitador para a escalabilidade. O ecossistema IoT Labs criado e mantido em uma parceria da American Tower com a Everynet é, atualmente, o maior da América Latina, com aproximadamente 300 soluções, abrangendo áreas como iluminação pública, medição de gás e água, rastreamento de ativos e cidades inteligentes.

“Temos importantes parcerias com governos locais, instituições de ensino e aceleradoras, totalizando 18 acordos de cooperação para o desenvolvimento de ecossistemas. Acreditamos que essa colaboração é uma relação ganha-ganha para todos – empresas e sociedade em geral”, diz Janilson Bezerra, diretor de Novos Produtos da companhia.

O crescimento por vertical tem alcançado índices expressivos e segue posicionando a American Tower como referência em parcerias que envolvam soluções voltadas para Internet das Coisas. Desde 2022, a empresa registrou um crescimento de 54% dentro da vertical de iluminação pública com uso da rede neutra IoT LoRaWAN®. Além disso, houve um aumento de 11 vezes na medição remota de gás e água, em comparação a 2019, e um aumento de 5 vezes na vertical de rastreamento.

Neste mês, a American Tower alcançou a marca de 1 milhão de dispositivos habilitados para a rede, com foco na entrega de valor agregado em soluções. Para a empresa, o futuro estará muito atrelado ao conceito de Internet de Valor, onde a conectividade é apenas uma parte das soluções ofertadas e precisa estar alinhada às necessidades do mercado.

Soluções que geram economia e eficiência

No ano passado, a American Tower iniciou a implantação de soluções para digitalização de iluminação pública (iP) em Recife, em parceria com a BottomUp, empresa brasileira que desenvolve e fabrica devices de IoT. Inicialmente, foram instalados 10 mil dispositivos pelas ruas centrais do município e, neste ano, o projeto já expandiu para 50 mil luminárias inteligentes instaladas. Até 2024, mais de 100 mil dispositivos devem estar em funcionamento.
Essa implantação torna possível a comunicação das luminárias com a plataforma de telegestão de IP, em qualquer local do território do município, sem a necessidade de instalação de rede própria.

“Acreditamos que essas inovações, por meio da nossa rede, representam um avanço valioso não apenas como uma infraestrutura de conectividade, mas como uma facilitadora da Internet de Valor, contribuindo para soluções que beneficiam a sociedade e o mercado como um todo”, acrescenta Janilson.

 

 

Previous Fibracem lança produto para data center
Next Surf traz para o mercado BSS em nuvem, 100% nacional

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *