Pessoas mal-intencionadas estão se aproveitando da pandemia do coronavírus para roubar dados pessoais de internautas. E entre os golpes aplicados está um que cita a Anatel como isca, prometendo liberação de mais banda de 7GB, caso baixe um arquivo infectado.

A agência alerta que não envia links por WhatsApp ou por SMS, nem faz promoções ou dá prêmios. E alerta aos consumidores a não abrirem links desconhecidos, nem fornecerem suas informações pessoais em sites e aplicativos que não reconheça.

“Desconfie de e-mails de desconhecidos e com assuntos apelativos ou alarmantes (Fulano morreu; Veja as fotos proibidas de Sicrana; Como ganhar um milhão sem sair da cama; Sua caixa de correio está lotada”, adverte a agência. Além disso, recomenda cuidado com as senhas e a manutenção de sistemas antivírus e firewall atualizados

PUBLICIDADE  

Caso suspeite de tentativa de golpes ou fraudes, o consumidor pode se informar no site da Anatel (www.anatel.gov.br). Se for lesado ou se sentir ameaçado, deve registrar ocorrência policial.(Com assessoria de imprensa)