Consultoria mostra avanço de SCM e MVNO no país


Crédito: Freepik
Crédito: Freepik
Consultoria mostra avanço do SCM no país/Crédito: Freepik

Em fevereiro deste ano, os ISPs outorgados chegavam a 18,3 mil, com o avanço de 322 novas autorizações além das 17,9 mil registradas até 2021, conforme levantamento da consultoria Teleco. No ano passado foram registradas um total de 2.853 outorgas do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) expedidas pela Anatel.

Os números da Anatel mostram a força do mercado de provedores locais de internet, que juntos têm o maior número de contratos de banda larga fixa no Brasil. Em janeiro, os ISPs detinham 18,9 milhões de contratos, de um universo de 40,1 milhões de assinantes.

PUBLICIDADE

Mesmo em um momento de alta consolidação no mercado de ISP, muitos empreendedores apostam na criação de novas empresas de SCM, ampliando a inclusão digital no país. Veja aqui a lista das novas autorizadas.

MVNOs

Além do avanço do SCM, cresce o interesse das Prestadoras de Peque Porte (PPPs) no mercado móvel. As operadoras virtuais pularam entre 2020 e 2021, de 90 para 132, com apostas maiores no mercado móvel. O número de celulares ligados a essas empresas cresceram 56%, passando para 2,5 milhões de acessos no período.

Segundo a Teleco, ao contrário do que ocorreu nos outros países do mundo, o foco inicial das MVNOs no Brasil foi voltado para o mercado B2B de comunicação de dados entre máquinas (M2M). “Em 2018, os terminais M2M, como máquinas de cartão de crédito e dispositivos para IoT, representavam 87% dos celulares da MVNOs. Esta participação caiu para 69% em 2021, com o crescimento dos MVNOs voltados para o mercado de varejo (Smartphones)”, afirma a consultoria.

As MVNOs que reportam um maior número de celulares são as autorizadas Arqia (Datora), Surf Telecom, NTL e AmericaNet.

Previous Construtores de mundos e de avatares são funções do metaverso
Next Acesso desigual à internet pode comprometer o futuro do país

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *