Google lança pesquisa sobre crianças e segurança online


Google lança pesquisa sobre crianças na internet/Crédito: Divulgação
Google lança pesquisa sobre crianças na internet/Crédito: Divulgação

No Dia da Internet Segura, o Google lança dados de uma nova pesquisa sobre o nível de familiaridade de pais e responsáveis com o tema segurança online e sua confiança sobre o uso da internet pelas crianças. A empresa também reforçou a importância de estar em dia com a segurança na internet — incluindo recursos e algumas dicas para ajudar o usuário a se manter mais seguro na web.

Passados ​​dois anos em meio a uma pandemia e em isolamento social, o tema da segurança online ganhou mais popularidade e se tornou assunto mais comum entre as crianças e seus pais ou responsáveis. É o que aponta um estudo realizado em países da América Latina, incluindo Argentina, Colômbia, México, Peru, Chile e Brasil, com 3.023 pais e responsáveis de crianças de 5 a 17 anos.

PUBLICIDADE

Entre os resultados, ficou claro que 67% dos pais e responsáveis na América Latina se sentem mais confortáveis hoje em ter seus filhos usando um dispositivo conectado à internet para uso educacional do que antes da pandemia.

Entre os assuntos que causam maior preocupação entre os pais e responsáveis estão aliciamento infantil (17%), privacidade e segurança (16,5%) e acesso a conteúdo inapropriado (16%). A atenção deve ser ainda maior com crianças de menor idade. De acordo com o estudo, o Brasil é o país da região em que as crianças ganham um dispositivo celular para acessar a internet mais cedo: em média, com 8,9 anos, seguido de Chile (9,2 anos) e México (9,5). No país, 88% confiam que seus filhos os informariam caso estivessem enfrentando algum problema de segurança digital.

O estudo aponta que mais de 70% dos pais acreditam que suas crianças estão bem-informadas sobre os problemas relacionados à segurança online. Nesse período, 74% dos entrevistados pesquisaram mais sobre o assunto na internet (sendo vídeo o formato predileto), 82% disseram terem tido uma conversa significativa com seus filhos sobre o tema. Por fim, na região, a grande maioria dos pais e responsáveis (95%, em média) diz acompanhar as atividades dos filhos por meio dos seus dispositivos.

Tecnologia e o impacto nas crianças

Fonte: Google
Fonte: Google

Para ajudar na tarefa, o Google desenvolveu o Family Link, ferramenta que permite que você estabeleça regras digitais e oriente seus filhos enquanto eles aprendem, brincam ou jogam, sejam eles crianças ou adolescentes. Outro recurso útil para os pais e responsáveis é o Safesearch, recurso que ajuda a filtrar qualquer tipo de conteúdo explícito na Busca, evitando o risco de nossos filhos e filhas encontrarem resultados indesejados.

No Brasil, com apoio do Google.org, braço filantrópico do Google, a SaferNet desenvolveu o curso “Educando para boas escolhas on-line“, voltado a educadores e professores prioritariamente da Educação Básica, com módulos sobre direitos e deveres na web, cyberbullying, sexualidade online, segurança digital e, por fim, bem-estar e saúde mental na internet.(Com assessoria de imprensa)

Previous DP6 abre 60 vagas para profissionais de dados
Next Cinco tendências em telecomunicações para 2022

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *