GT do Open Banking terá representantes de ISPs


O Banco Central publicou, nesta terça-feira, 3, a composição do grupo de trabalho que vai propor a governança do Open Banking no Brasil. Além do próprio BC, o grupo contará com seis representantes indicados pelas entidades de classe representativas do sistema financeiro: Febraban, ABECS, ABBC, OCB, ABCD, Abipag, Abranet (representante dos ISPs), CâmaraNet e ABFintech.

Com a implantação do Open Banking, todo o mercado financeiro vai operar com base em um modelo tecnológico padronizado que permitirá a comunicação e o compartilhamento de dados entre as instituições, de forma universal. Vai aumentar a concorrência e ampliará a oferta de produtos e serviços financeiros.

​O Grupo de Trabalho será coordenado pelo chefe do Departamento de Regulação do Banco Central e terá até 30 de abril para propor estrutura de governança, envolvendo a composição, as atribuições e as responsabilidades dos órgãos de natureza técnica, administrativa e estratégica do Open Banking no país. As sugestões do GT poderão ser formalizadas por meio de normas do BC.

PUBLICIDADE  

“O Open Banking é prioritário para o Banco Central e faz parte da nossa Agenda BC#. Será decisivo para a definição do sistema financeiro do futuro, em uma sociedade cada vez mais conectada e digital. Trará muitos benefícios em termos de maior eficiência e competitividade. Também permitirá o surgimento de novos modelos de negócios e a oferta de produtos cada vez mais adequados ao perfil dos clientes”, explica Otávio Damaso, diretor de Normas do BC.

A definição da estrutura de governança tem o objetivo de permitir a implementação homogênea, ágil e segura do Open Banking, bem como garantir a sustentabilidade e a efetividade do modelo no longo prazo. Para isso, o Grupo de Trabalho deverá propor os padrões tecnológicos e procedimentos operacionais, canais para encaminhamento de demandas de clientes e de resolução de disputas entre instituições participantes, observado ainda o cronograma de implementação do Open Banking.(Com assessoria de imprensa)

Previous Facebook apresenta o Messenger mais rápido, leve e simples
Next Para a Abranet, debate sobre IA deve incluir a lei de proteção de dados

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *