Pandemia faz aumentar procura por soluções de segurança da Um Telecom


Governo e AWS treinam para a nuvem. Crédito-Freepik

A Um Telecom aumentou em 20% os contratos de soluções gerenciadas desde o início da pandemia, depois que as empresas entenderam os problemas causados pela intensificação do trabalho remoto. “As empresas não estavam preparadas para isso”, afirmou o diretor de Negócios da empresa, Daniel Gomes, que participou nesta sexta-feira, 17, de live promovida pelo Tele.Síntese sobre segurança digital. 

Para Gomes, esse crescimento está ajustado com a nova tendência das empresas de aumentar a segurança de suas redes no que se chama de novo normal. No entanto, ressalta que um número significativo de corporações vê investimento em segurança ainda como custo. 

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Outra área que apresentou crescimento na Um Telecom foi o serviço de nuvem. Segundo Gomes, o uso da nuvem traz segurança para as empresas porque as principais aplicações já nasceram com a segurança embarcada. E a nuvem privada pela prestadora já iniciou com todos os sistemas de segurança. 

O diretor da Um Telecom afirmou que a adesão ao serviço de nuvem aumentou bastante durante essa pandemia e se vendeu acima do esperado seja como infraestrutura de serviço ou plataforma de software. E a valorização cambial incrementou a busca pela nuvem brasileira ou serviço de colocation. 

“Muitas empresas estão deixando as nuvens da Amazon e da Microsoft para buscar serviços como o nosso, com economia de 25% até 60% e isso é extremamente positivo para os players locais, que cobram o serviço em real”, disse. Gomes disse que tal fato deu competitividade a nuvem brasileira. E isso, continuou, fez com que a Um Telecom ‘repriorizasse’ o lançamento de produtos e colocou os de cloud na frente. 

Novo normal 

Gomes acredita que o home office veio para ficar porque as pesquisas mostram que as prioridades dos CIOs das companhias é com a flexibilidade dos locais de trabalho. “E as áreas de TI vão ter que se estruturar para essa nova realidade”, afirmou. 

Segundo ele, as corporações comprovaram que o trabalho remoto funciona, faz bem e várias empresas se tornaram mais competitivas. “Imagino que os clientes vão querer soluções melhores para segurança de suas redes”, afirmou. 

Inadimplência 

Daniel Gomes disse que a inadimplência nos serviços de TI aumentou um pouco, em torno de 15%, mas por ser um fornecedor de serviço mais relevante, tende a ser priorizado no momento que a empresa vai quitar suas dívidas. Na Um Telecom isso já está na reta final de regularização. 

Isto porque, a empresa usou da criatividade e bom senso para resolver a questão. Para setores mais afetados, como o hoteleiro, foi proposto descontos de até 90% da fatura. Outros segmentos que sofreram menos, como comércio, tiveram um desconto menor. Outros clientes tiveram os débitos parcelados e para outros foi recomendada a suspensão do contrato.   

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