Brasileiro prefere Whatsapp para se manter informado


WhatsApp nas PMEs. Crédito-Freepik
Para os MEIS, a importância é de 78%. Crédito-Freepik

Com mais de 138 milhões de usuários, no Brasil, o Whatsapp é a rede social mais popular do País, ao lado do Facebook. O número e a conclusão são de uma pesquisa divulgada nesta semana pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, que apresentou o aplicativo como a principal fonte de informação dos entrevistados. Ao todo, 79% disseram consumir notícias e informações sempre por conversas ou grupos da plataforma.

A pesquisa ouviu 2.400 pessoas com acesso à internet em todos os estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas por telefone durante o mês de outubro. A amostra foi composta de modo a buscar reproduzir as proporções da população, como as de gênero, raça, região, renda e escolaridade. Segundo os autores, o nível de confiança é de 95%, com margem de erro de dois para mais ou para menos.

PUBLICIDADE

 

Depois do Whatsapp, outras fontes foram citadas, misturando redes sociais e veículos tradicionais de comunicação na lista das alternativas nas quais os brasileiros buscam se atualizar. Apareceram canais de televisão (50%), a plataforma de vídeos Youtube (49%), o Facebook (44%), sites de notícias (38%), a rede social Instagram (30%) e emissoras de rádio (22%). O jornal impresso também foi citado por 8% dos participantes da sondagem e o Twitter, por 7%.

No caso da televisão, o percentual foi maior entre os mais velhos: 67% dos consultados com mais de 60 anos disseram se informar sempre por esse meio, contra 40% na faixa entre 16 a 29 anos. Já o Youtube apareceu como mais popular entre os mais jovens. Os que afirmaram ver vídeos sempre na plataforma chegaram a 55% na faixa de 16 a 29 anos, contra 31% entre os com 60 anos ou mais. No caso do Instagram, a diferença é ainda maior. Entre os jovens, 41% relataram buscar informações sempre na rede social. Já na faixa dos 60 anos ou mais, o índice caiu para apenas 9%.

A pesquisa também avaliou os hábitos dos entrevistados nas redes sociais. O tipo de ação mais comum foi a curtida de publicações, ato realizado sempre por 41% dos participantes da sondagem. Em seguida, vieram compartilhamento de posts (20%), publicar conteúdos (19%) e comentar mensagens de outros (15%).(Por Abnor Gondim)

 

Previous ISPs querem participar do leilão da 5G em condições especiais
Next Ouvidoria da Anatel defende proposta de Aquino ao 5G por abrir espaços aos ISPs

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *