O Índice de Satisfação dos Usuários dos Serviços Prestados pela Anatel (ISSA) caiu para 4,57 este ano, entre uma escala de 1 (totalmente insatisfeito) a 6 (totalmente satisfeito). O resultado foi inferior à pesquisa anterior (4,59), realizada entre novembro de 2018 e março de 2019, mas superior ao da primeira pesquisa (4,39), ocorrida de janeiro a outubro de 2018.

A pesquisa, realizada entre abril e junho de 2019, recebeu respostas de mais de 1,5 mil consumidores. Os questionários foram encaminhados por e-mail a usuários atendidos pela agência reguladora nesse período. Segundo o Ouvidor da agência, Thiago Botelho, que organizou o levantamento, “apesar da pesquisa, em geral, apontar para estabilidade no grau de satisfação dos usuários dos serviços, a agência deve continuar atenta a oportunidades de aumento da satisfação dos cidadãos”.

Entre os diversos serviços prestados pela Agência que compuseram a nota do ISSA, o serviço de Soluções de Competição da Agência apresentou o maior índice de satisfação (4,87), seguido do de Outorga de Serviços de Telecom (4,63), do de Atendimento ao Consumidor (4,43) e do de Certificação e Homologação (4,36).

Com relação a Outorga de Serviços de Telecom, a nota mais baixa foi a que avaliou a Complexidade dos procedimentos para obtenção da autorização junto à Anatel, que recebeu 4,43. No item referente aos consumidores, o item pior avaliado foi o de Resolução de eventuais problemas na obtenção do serviço na Anatel, com 4,25. Nas Soluções de Competição, a agilidade dos procedimentos, atenção a prazos e complexidade dos atendimentos receberam nota 4. No serviço de Certificação e Homologação, a nota menor correspondeu ao item Quantidade de etapas para obtenção do serviço junto à Anatel, com 4,10.