O Espírito Santo está no radar da Ponto Forte. Com novas rotas no estado a empresa, que atua como carrier, colocou o estado como uma das prioridades de sua estratégia de expansão segundo o CEO da companhia, Sérgio Simas. O carr-chefe para isso poderá ser a oferta do IX Cloud que, de acordo com a provedora, permite conexão instantânea aos maiores fornecedores de conteúdo globais com conexão óptica com tripla abordagem no backbone, aérea, subterrânea e marítima.

Criada em 2005, a empresa nasceu com a proposta de ser uma alternativa para os provedores de acesso à Internet que quisessem evitar o “monopólio” das operadoras na oferta de infraestrutura para interligar o interior do Rio de Janeiro aos pontos de conexões web.  “Percebemos que esse mercado tinha uma demanda não atendida e decidimos nos concentrar em atuarmos como carrier”, comentou o executivo.

Hoje, seja por enlaces em fibra óptica ou em rádios de microondas, a Forte Telecom está conectada aos pontos de entroncamento de rede mais rápidos do país, provendo links de acesso com largura de banda garantida e baixa latência. Seu portfolio de produtos inclui trânsito IP com oferta de rotas nacionais e internacionais, o IP Corporativo, serviço dedicado a empresas com IPs públicos disponíveis, e Lan to Lan, que opera com a “criação de túneis” em seu backbone, para atender às necessidades das empresas na comunicação entre suas unidades.

Simas aposta fortemente também na expansão do IX Cloud, um produto desenvolvido internamente com a proposta de oferecer um serviço de dados, com conteúdo em vários IXs mundiais e que permite uma ativação rápida e sem burocracia. “São mais de 500 mil rotas de IXs em todo o mundo”, observou o executivo.

A rede óptica da Forte Telecom está recebendo mais investimentos para ampliação no Espírito Santo. Ela já tem cobertura em áreas importantes, como Vitoria, Guarapari, Anchiea, Cachoeiro de Itapemirim e outros. “Estamos dando uma atenção especial aos estados para ampliarmos negócios tanto entre provedores de acesso à Internet quanto no mercado corporativo”, observou.

Simas esteve presente no Encontro de Provedores Regionais realizado pela Momento Editorial em Serra, no Espírito Santo.