Nos quatro principais serviços de telecomunicações prestados no Brasil (banda larga, celular, telefonia fixa e TV paga), as maiores notas foram obtidas pelas Prestadoras de Pequeno Porte, o que vem ocorrendo sistematicamente desde 2015. É o que aponta a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2018 divulgada hoje, 11, pela Anatel. Há nela um item dedicado ao segmento, como se viu nas pesquisas anteriores.

Na avaliação por unidade da federação,  Copel (Paraná) e Unifique (Santa Catarina) dominaram o ranking de primeiros lugares na Satisfação Geral da pesquisa da Anatel. “Um primeiro ponto a se destacar sobre as prestadoras de pequeno porte é que, de modo geral, seus consumidores tendem a estar mais satisfeitos”, aponta o relatório da pesquisa. “A maioria delas possui atuação regional, inclusive algumas possuem grande participação de mercado nos estados em que atuam”.

Também se enquadram nesse grupo as operadoras Algar, Brisanet, Cabo Telecom, Hughes, Multiplay, Nextel, Nossa TV, Porto Seguro e Sercomtel. Assim foram enquadradas em julho de 2018  por ter menos de 5% em cada mercado de varejo em que atuam.

A Hughes, que é provedora de banda larga por satélite que também se enquadra nesse segmento , foi exceção e não figura entre as notas mais altas.