Anatel destina faixa de 1,5 GHz para SCM, SMP, SLP e STFC


Por três votos a dois, o conselho diretor da Anatel decidiu nesta quinta-feira, 29, destinar a frequência de 1,5 GHz  (faixa entre 1.427 MHz a 1.518 MHz) para uso do Serviço Móvel Pessoal (SMP); do SCM (banda larga fixa); do STFC (telefonia fixa); e SLP (serviço limitado privado, para indústria). Com essa decisão, o serviço móvel aeronáutico e telemetria,  que atualmente usam  essa frequência deixará de ter prioridade a partir de 2024, passando a ser explorado apenas em caráter secundário.

A maioria dos conselheiros decidiu acompanhar o voto do relator, Emmanoel Campelo, contra a proposta do voto-vista do conselheiro Vicente Aquino, que sugeria a proibição imediata de utilização da frequência para radioenlace. Também, acompanhou a posição do relator no sentido de reservar 30 MHz da parte alta desse espectro apenas para ser ocupado pelo SLP (serviço privado), evitando, assim, que a banda “S” usada pelos satélites venha a sofrer interferência dos serviços móveis.

A resolução prevê, ainda, a expedição posterior de Ato de requisitos técnicos, a ser submetido também a consulta pública, que contemplará os parâmetros operacionais necessários para a convivência das redes. A intenção dessas alterações é conferir maior flexibilidade e atualidade das condições de uso da faixa, evitando-se, assim, limitações ao seu uso mais eficiente. Quanto ao uso em radioenlaces, são mantidas as destinações existentes, limitando suas aplicações a municípios com população inferior a 200 mil habitantes.(Com assessoria de imprensa)

PUBLICIDADE  
Previous Anatel permite que MVNO use rede de mais de uma operadora
Next Google comemora mais de 1,5 bilhão de novo usuários de internet global

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *