Vero propõe excluir inadimplentes e Oi segmentar a banda larga


Sindicato dará cursos em streaming. Crédito-Freepik
O programa será lançado nesta terça, dia 15. Crédito-Freepik

Crédito: FreepikÚnica competitiva a contribuir na consulta pública de revisão do manual da pesquisa de qualidade percebida da Anatel, a Vero Internet sugere que usuários inadimplentes deixem de ser entrevistados. “Clientes de banda larga fixa que estão com os contratos suspensos parcialmente terão uma percepção alterada em sua experiência de navegação e utilização da internet, uma vez que estão com sua velocidade reduzida, conforme a regulamentação permite”, afirma.  

Já os clientes que estão com os contratos suspensos totalmente, sequer terão acesso à internet, o que pode prejudicar ainda mais o resultado da percepção de qualidade da rede, argumenta a Vero. 

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Segmentação 

A Oi, por outro lado, defende a segmentação da banda larga fixa (SCM) prestada por meio de fibra óptica e usando outras tecnologias. “Dada a efervescência e evolução do mercado de telecomunicações com a demanda cada vez maior de consumidores por tecnologias mais modernas e que garantam experiências de cada vez maior excelência, entendemos como salutar que haja a possibilidade de rediscussão no manual, de possível segmentação nos serviços pesquisados, tornando a construção da pesquisa mais flexível”, afirma. 

No caso específico, a proposta é segmentar a banda larga fixa (SCM) em tecnologia fibra e não fibra. Para a operador, esta maior segmentação pode ser de muita utilidade dado o crescimento das plantas com tecnologias mais modernas nas redes das prestadoras e por sabermos que o grau de exigência e conceito de qualidade varia de maneira significativa de acordo com a intensidade e a complexidade do uso dos serviços de telecomunicações pelos usuários. 

“Este tema é relevante pois quando temos experiências muito distintas dentro dos agrupamentos de um mesmo serviço, o resultado da nota do grupo poderá ser determinado muito mais pela composição da planta da prestadora do que pela melhor ou pior qualidade que esta entregou ao cliente”, disse. 

No entendimento da Oi, com a segmentação a Anatel, que terá ferramenta mais qualificada para acompanhamento e evolução das operadoras. 

 

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