Brasil registrou crescimento de 6% na banda larga em 2024


Velocidade da banda larga cresceu 6% no Brasil entre 2023 e 2024
Apesar do aumento na velocidade da banda larga, a velocidade em 2024 segue menor do que o registrado no mesmo período do ano anterior | Foto: Ali Pli/Unsplash
Velocidade da banda larga cresceu 6% no Brasil entre 2023 e 2024
Apesar do aumento na velocidade da banda larga, a velocidade em 2024 segue menor do que o registrado no mesmo período do ano anterior | Foto: Ali Pli/Unsplash

No panorama da conectividade residencial brasileira, dados recém-divulgados revelam um cenário de mudanças e continuidades no que diz respeito à velocidade de download da internet. Segundo o mais recente levantamento do Ranking Minha Conexão, referente ao período compreendido entre janeiro e março de 2024, a média nacional atingiu a marca de 188,34 Mbps.

O Ranking Minha Conexão 2024 resulta da análise dos testes de velocidade de internet realizados no site Minha Conexão. Os critérios estabelecidos para o Ranking de Velocidade da Internet são: mais de 18 milhões de testes de velocidade, conduzidos pelos usuários nos últimos três meses. Foi usada a média das velocidades de download como base para avaliar o desempenho dos provedores.

Publicidade

O processo de identificação dos provedores de banda larga é realizado por meio do DNS Reverso ou Mapeamento de IPs. O ranking se concentra especificamente nos testes de internet banda larga residencial, excluindo os testes realizados em dispositivos móveis.

Os números apontam para um aumento de 5,89% em relação ao trimestre anterior, no qual a média de conexão fixa foi de 177,86 Mbps.

Todavia, apesar desse crescimento de um trimestre ao outro, a velocidade da banda larga nacional ainda se encontra 4,35% abaixo do desempenho registrado no primeiro trimestre período do ano anterior, quando a média foi de 196,90 Mbps.

Destaque entre as operadoras

No cenário dos provedores de internet em todo o país, a Claro foi líder no desempenho da banda larga entre janeiro e março de 2024. De acordo com dados recentes, a Claro alcançou uma média de 210,90 Mbps em sua conexão. Superando assim a Vivo, com 195,22 Mbps, e a V.tal, que é a rede neutra da Oi, que mediu 191,32 Mbps.

A empresa Plugar (MG) conquistou o título de provedora com a internet mais veloz do país, registrando uma média de 822,54 Mbps.

Velocidade da banda larga cresceu 6% no Brasil entre 2023 e 2024
Fonte: Minha Conexão

Velocidade média de internet nacional

Goiânia/GO apareceu como a líder no cenário da banda larga no país durante os três primeiros meses de 2024. Com uma média de conexão de 247,45 Mbps.

Os dados revelaram que 17 das 27 capitais brasileiras testemunharam um crescimento na velocidade média de internet em comparação com o trimestre anterior.

Os resultados do estudo ainda apontaram que 62% das metrópoles tiveram crescimento na velocidade de banda larga. Porém, 26 das 27 capitais apresentaram desempenhos inferiores quando comparadas às cidades que lideram as médias de velocidade de internet por estado no mesmo intervalo de tempo. A exceção é o Distrito Federal.

Durante o último trimestre, a cidade de Barra do Ouro, no interior do Tocantins, foi a que registrou a velocidade média de conexão mais rápida do país, um total de 672,26 Mbps. Juntamente com Barra do Ouro, outras nove localidades brasileiras não capitais também figuram entre as líderes em termos de índices de banda larga.

Velocidade da banda larga cresceu 6% no Brasil entre 2023 e 2024
Fonte: Minha Conexão
Previous Nexa e AWS financiam mais de 40 mil bolsas de estudo em tecnologia
Next Wi-Fi em toda a casa: roteadores Huawei garantem uma rede doméstica sem pontos cegos

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *