Inatel abre curso para capacitar ISP a operar no 5G


Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC), em parceria com a Huawei, o Instituto Mediterrâneo de Risco, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (IMREED) e a Sikur, irá oferecer um curso gratuito sobre Telecomunicações, Redes Móveis e Segurança Cibernética aos ISPs nacionais, que se preparam para iniciar suas operações na tecnologia 5G. A intenção é capacitar, entre os meses de junho e julho de 2022, cerca de 120 colaboradores para trabalhar com as principais tecnologias e redes que compõem o mundo das telecomunicações, bem como, apresentar os princípios, fundamentos e evoluções tecnológicas das redes móveis, do 1G ao 5G, e as principais técnicas de segurança cibernética que devem ser aplicadas a elas.

O curso será oferecido de forma presencial, no campus do Inatel em Santa Rita do Sapucaí, e terá duração de 32 horas, divididas em atividades teóricas e práticas. As atividades práticas serão desenvolvidas nos laboratórios da instituição equipados com dispositivos de última geração fornecidos pela Huawei e, também, com sistemas de segurança e estudos de casos fornecidos pela Sikur e pelo IMREED.

Publicidade

“O curso de Telecomunicações, Redes Móveis e Segurança Cibernética em 5G do Inatel chega em boa hora porque, além das grandes operadoras, os ISPs regionais também investem na construção de suas redes. Ademais, a tecnologia será aplicada nas diversas verticais da indústria e, portanto, muito importante a formação de profissionais capacitados na area. A Huawei investe mais de U$ 1Bi ao ano em cibersegurança e apoia ativamente a iniciativa do Inatel CxSC (Centro de Segurança Cibernética)”, ressalta Marcelo Motta, Diretor de Soluções e Cibersegurança da Huawei para América Latina.

A parceria prevê, para o segundo semestre de 2022, a criação de um segundo treinamento focado em Redes Privativas, Edge, Cloud Computing, IoT e Inteligência Artificial. “Além dos cursos, estamos trabalhando também em outras atividades de formação e propagação de conhecimentos na área de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), em informativos sobre principais ameaças cibernéticas e medidas de mitigação e prevenção das mesmas e na promoção do Segundo Fórum Nacional de Cibersegurança, que deve ocorrer em outubro de 2022”, destaca o coordenador adjunto do CxSC, professor Guilherme Aquino.(Com assessoria de imprensa)

Previous Fujitsu estimula a disrupção com metaverso de cocriação
Next Melhor animação brasileira estreia no ZooMoo Kids

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *